quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CV


Uma conversa bem controversa neste mundo classificado por cursos,faculdades e afins.

Todos nós buscamos nos qualificar de acordo com nosso perfil,temos metas e sonhos e dentro disto o caminho mais curto é a formação.
A faculdade,afinal dentro da nossa sociedade, apenas existo se absorvo em meu curriculum a minha graduação,minha pós,meus cursos e bla,bla,bla.
Erroneamente classificado como um curriculum de "vida" onde este conta minha jornada.
Não vou falar do meu ponto de vista(pois se assim fizesse seria taxada como leviana),mas comentar sobre minha experiência.
Dentre todos os trabalhos que prestei até minha fase balzaquiana,conheci pessoas com um empreendedorismo nato,trabalhando pessimamente como funcionário.
Sim um médico tem que ter formação é CLARO....mas antes de tudo tem que ter HUMANIDADE...talvez muitos problemas que acontecem nos jornais sangrentos na tv a tarde, seriam remediados.
Outras dirigindo empresas de maneira absurda,aí comecei a me perguntar ...por quê?
Toda empresa tem seus altos e baixos,seus problemas,suas deficiências e para estes sempre existe uma pessoa que tem o "dom" de sana-las.Sim, nada exotérico ok?estou falando de feeling e agilidade,paciência sem morosidade ou comodismo.
Todas as contratações se baseiam em um cv,uma entrevista e uma espera.
Sim, uma espera por este papel(cv) começar a se mostrar no cargo.
Muitas vezes observei um gerente que mostrava seus números excelentes, porém que tinha sido executado pelos subalternos.Sim aquele que ganha pouco, mas tem lá dentro dele o dom da venda,mas este mesmo esta guardado na gaveta da empresa pois seu CV ainda não comporta cargo maior.
Caros,o que divago aqui é :
Qual é o perfil do contratador?será que a base realmente é uma faculdade?
Um dia conversando com um de meus empregadores ..eu tinha uns 14 anos...ele me contratou assim..do nada...foi meu primeiro emprego..o mesmo me disse...estude o que te faz "completo",porém sua experiência cotidiana,suas metas,suas dificuldades superadas...estas sim é que vão falar quem é você..talvez não para um futuro empregador mas para vc mesma.
Enfim...posso afirmar,jurar,ajoelhar no milho....juro que só contrato se percebo o algo mais...CV...isto é coisa de quem precisa de um papel para se sentir seguro(veja, mais uma pessoa no lugar errado afinal um profissional de RH tem que ao menos ter a capacidade de saber o que esta fazendo) ...quem é empreendedor de verdade sabe quem esta contratando,sabe do potencial que cada um tem.
Por fim, em uma situação critica ou mesmo em uma fase de expansão precisamos de competência,força e vontade.
O mundo continua buscando papéis e diplomas
Eu prefiro a "jornada de vida"
E você fica com a garra ou com o papel?

Saudações

A Escritora




2 comentários:

  1. Adorei seu texto e concordo com tudo o que você disse. ♥
    É muito triste ver o talento e o brilhantismo das pessoas reduzidos a um pedaço de papel. Conheço pessoas que por dezenas de motivos diferentes, não puderam concluir os estudos, e ainda sim possuem uma garra e uma vontade de trabalhar fora do comum. Também conheço gente com centenas de formações, mas sem a perspicácia e a humildade de batalhar e pegar no batente.

    Realmente, não faz sentido.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Mariana,fico feliz que pense assim afinal somos seres estupendos...cheios de qualidades,vontades...se o mundo empresarial fosse mais humano com certeza teríamos um serviço(no geral) de melhor qualidade!! um grande beijo e obrigada

    ResponderExcluir